quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Resenha: Jogos Vorazes - Por Rafaella Freitas - Maratona de Resenhas



Uau. Não sei nem por onde começar. Acabei de ler a última página e vim correndo colocar todos meus pensamentos em ordem. Acredito que a maioria já saiba do que se tratam os “Jogos Vorazes”. Depois de Harry Potter e Percy Jackson, finalmente mais uma história que me fez devorar as linhas com tanto gosto. 
Vi o filme antes de ler, e apesar do livro, é claro, ser muito mais completo do que o filme, fiquei surpresa por eles terem conseguido retratar tão bem pequenos detalhes do que foi dito nessas páginas.
Bom, com um único país, Panem, dividido em 12 distritos, todos os anos acontece a edição dos Jogos Vorazes, uma carnificina realizada pelos poderosos da Capital, só para deixar bem claro o que todos já sabem: eles que mandam na parada.
Então, Katniss, uma menina batalhadora, que luta todos os dias para colocar alimento em casa e não deixar a família morrer de fome, se vê na obrigação de se oferecer no lugar de sua pequena irmã, Prim, que foi sorteada entre centenas de outros nome, para participar dos Jogos. Junto com ela, Peeta Mellark. Mas não vou expressar meus reais sentimentos agora sobre ele.
E sim, depois de serem preparados, se apresentarem para os Idealizadores dos Jogos, serem paparicados com comidas que eles nunca sonhariam existir e terem os estilistas mais irados de toda Panem, eles são encaminhados para a arena.
E que os Jogos comecem!
A cada página que passava, eu literalmente roía as unhas, para saber quem seria o próximo distrito a aparecer nos céus, dando um sinal de que menos um estava lutando por sua vida. 
O que eu esqueci de comentar, é que durante as entrevistas que antecederam os Jogos, Peeta revelou que era apaixonado por Katniss desde sempre. Mais uma estratégia para tentar conquistar o público e conseguir Patrocinadores, que poderiam enviá-los desde um pedaço de maçã até o remédio mais caro e necessário durante os Jogos Vorazes.
Com isso, eles teriam que fingir serem os tais amantes desafortunados, como Katniss gosta de ressaltar várias e várias vezes, para que eles tivessem ao menos uma pequena chance de vencer e voltar para casa.
Com tributos corajosos, poderosos, fortes e espertos participando junto com eles, Katniss estava mais do que certa de que não teria ao menos uma pequena chance de vencer.
Muitos morrem nos primeiros minutos de luta, e uma série de acontecimentos agonizantes e inesperados acontecem, não deixando que você pregue os olhos. 
Katniss, depois de muito andar sozinha e lutar para sobreviver, sem que cruzasse com os tributos a perseguindo, descobre que Peeta se juntou aos Carreiristas, os participantes dos primeiros distritos, aqueles com mais chance de ganhar.
Mesmo sabendo que só um poderia vencer, não imaginou que Peeta fosse ser um real adversário. E mesmo com tanta coisa acontecendo, Kat conhece Rue, uma pequena menina do distrito 11, com quem faz uma aliança.
E eis que depois de muito sofrimento, chega uma das partes que mais gosto. Peeta Mellark e os momentos na caverna. Ok. É sim a parte mais clichê do livro, mas por Deus, qual é o seu problema Katniss? Juro que quis dar uns bons tapas pra ver se ela se tocava, porque né... Mas tudo bem, até entendo a confusão que devia estar se passando em sua cabeça, com o risco iminente de morrer. 
E ainda tinha Gale, seu melhor amigo, que estava lá no distrito 12 e ela não sabia muito bem o que pensar sobre ele e sua relação, mas enfim... Pra ela, toda a demonstração de afeto e preocupação de Peeta não passava da estratégia dos amantes desafortunados para ganhar o jogo. But, please! Ele é a coisa mais fofa do mundo e gostaria que você se decidisse logo, Katniss, porque se você não quiser ficar com ele, tem quem queira.
Agora, “Em Chamas” já está na minha mesinha de cabeceira e começará a ser devorado hoje mesmo. 
Estou sem fôlego, depois de tanta aventura e adrenalina. Suzanne Collins, receba meu humilde obrigada. E sim, sim, sim, vejam o filme, porque é simplesmente maravilhoso. E sim, sou definitivamente “Team Peeta”. Por favor, Suzanne, não me faça ter dúvidas cruéis em relação aos dois, porque muitas vezes pensei em passar pro time do Gale. Mas como o título não é nem um pouco sugestivo, não acho que o motivo de maior confusão na vida de Katniss será a Capital agora. Nada como um bom triângulo amoroso pra deixar as coisas mais divertidas.


Rafaella Freitas, 19 anos, carioca, estudante de Jornalismo e viciada em livros. Sonho em trabalhar em uma revista um dia. Amo chocolates, balas de gelatina, Reese’s, Dr. Pepper, Skitles, Big Mac, pizza, entre muitas outras coisas que engordam. Adoro assistir filmes e seriados, principalmente Friends, Smallville, Gossip Girl, The Vampire Diaries, 2 Broke Girls, etc etc etc. Um dos melhores livros que já li? Harry Potter e basicamente todos da Meg Cabot. Chick-lits são um dos meus gêneros de leitura preferida, sem contar os romances e ficções. Por amar tanto a leitura, estou escrevendo um livro junto com uma amiga e espero um dia, poder compartilhar essa experiência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se à vontade para comentar aqui no blog! Adoro saber a opinião de vocês, e sempre quando posso, retribuo o comentário e a visita! Bom, espero que gostem do blog e lembrem-se: A casa é sua! :)